INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2
DOSSIER 2004/2005
DATA DE ACTUALIZAÇÃO 27-07-2005
Manuel Filipe Santos mfs@dsi.uminho.pt
ÍNDICE
Apresentação e Organização da Disciplina
Enunciados das Provas de Avaliação
APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA
Licenciatura em Informática de
Gestão
2004 / 2005
Disciplina |
Ano |
Regime |
Horas/Semana (T-TP- SE -P) |
ECTS |
Inteligência Artificial II |
4º Ano |
Semestral - 2 |
2 – 1 – 0 – 2 |
2 |
Disciplinas
que o aluno deverá ter concluído: |
|
Equipa Docente |
Sessões |
Horário das Aulas |
Horário de Atendimento |
mfs@dsi.uminho.pt Azurém EEng DSI gab. 1.19 tel. 253 510 306 (ext. 3306) |
T |
4ª, 11h-13h |
3ª, 10-11h 4ª, 10-11h 6ª, 14-18h |
TP |
6ª, 10h-11h |
|
|
|
P |
P1: 3ª 16-18h P2: 3ª 14-16h P3: 6ª, 11-13h P4: 3ª, 11-13h |
|
1. Apresentação da Disciplina |
|
2.
Objectivos da Disciplina |
Pretende-se
que a disciplina possibilite ao aluno: Conhecer e aplicar técnicas evolutivas baseadas na
genética e selecção natural para resolver problemas de procura e optimização. Compreender, distinguir e aplicar técnicas/paradigmas de aprendizagem
automática que permitam construir agentes aprendizes e suportar processos de
de/p>
Conhecer as várias etapas do processo de descoberta de
conhecimento em bases de dados. Saber aplicar uma metodologia de data mining, conhecer,
utilizar e avaliar ferramentas de data mining na resolução de problemas. Saber avaliar o desempenho de algoritmos de aprendizagem
automática e avaliar modelos de data mining. Conhecer os sistemas baseados em agentes com ênfase na
caracterização dos agentes, arquitectura, comunicação e negociação entre
estes e por fim os ambientes. Elaborar relatórios técnicos. |
3. Conteúdos Programáticos |
Programa Resumido: 1. Sistemas Evolutivos e Adaptativos 1.1. Algoritmos Genéticos 2. Sistemas de Aprendizagem Automática 2.1. Conceitos e Estatística para a Aprendizagem 2.2. Aprendizagem por Indução (simbólica) 2.3. Indução de Regras e Árvores de Decisão 2.4. Redes Neuronais 2.5. Sistemas de Classificação 3. Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e Data
Mining 3.1. Conceitos, Definições e Processo 3.2. Metodologias de Data Mining 3.3. Tecnologias, Técnicas e Ferramentas 3.4. Text Mining, Web Mining 4. Sistemas Baseados em Agentes 4.1. Conceitos, Definições, Taxionomia, Aplicações 4.2. Arquitecturas de Agentes, Comunicação e Ambientes 4.3. Ferramentas de Desenvolvimento de Sistemas Baseados
em Agentes |
|
Semana/ Data |
Sessão |
Unidade Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material de Apoio |
Referências Bibliográficas |
00 (21 Fev./ 25 Fev.) |
T |
Semana de
Apresentação Estudar planeamento da disciplina. Reunir documentação e bibliografia de apoio à disciplina,
disponíveis em http://www.dsi.uminho.pt/disciplinas/LIGIA. Inscrição nos turnos práticos e constituição dos
grupos de projecto. Adquirir bibliografia: comprar livros recomendados e
imprimir documentos de apoio à disciplina Lançamento do projecto a realizar no tempo não
presencial. |
|||||
TP |
|||||||
P |
|||||||
NP |
|||||||
01 (28 Fev./ 4 Mar..) |
T |
1 |
Sistemas Evolutivos Características de um programa evolutivo/adaptativo, Estrutura |
Conhecer e aplicar técnicas evolutivas baseadas na genética
e selecção natural para resolver problemas de procura e optimização. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(5) |
TP |
1 |
Aplicações de programas evolutivos |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
|
|
P |
1 |
Exercícios sobre sistemas evolutivos |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 9 de (1) Ler (4) (5) |
|||
02 (7 Mar/ 11 Mar ) |
T |
1 |
Algoritmos genéticos Estrutura e funcionamento, Exemplos de Aplicação Algoritmos genéticos |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(5) |
TP |
1 |
Algoritmos genéticos Operadores genéticos, Função de avaliação |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(5) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre algoritmos genéticos |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 9 de (1) Ler (4) (5) |
|||
03 ( 14 Mar/ 18 Mar) |
T |
2 |
Conceitos sobre Aprendizagem Automática |
Compreender, distinguir e aplicar técnicas/paradigmas
de aprendizagem automática que permitam construir agentes aprendizes e
suportar processos de descoberta de conhecimento e data mining. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(2) |
TP |
2 |
Conceitos sobre Aprendizagem Automática |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(2)(3) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre sistemas evolutivos |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 18 de (2) Ler capítulo 4 de (1) |
|||
04 ( 21 Mar/ 25 Mar) |
T |
2 |
Sistemas de classificação Estrutura e funcionamento, Subsistema de regras e mensagens, Subsistema de distribuição de créditos |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(6)(3’) |
TP |
2 |
Sistemas de classificação Subsistema de descoberta de regras |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(6) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre sistemas de classificação |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler (6) |
|||
05 ( 28 Mar/ 1 Abr ) |
T |
2 |
Aprendizagem por indução (simbólica) Aprendizagem de conceitos através de exemplos Representação de objectos através de redes semânticas Representação de objectos através de atributos |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(4)(2) |
TP |
2 |
Férias da Páscoa |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(4)(2) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre aprendizagem por indução |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4)(2) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsquentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 18 de (2) Ler (4) |
|||
06 ( 4 Abr/ 8 Abr) |
T |
2 |
Indução e poda de árvores de decisão |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(2) |
TP |
2 |
Indução e poda de árvores de decisão |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(2) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre árvores de decisão |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 18 de (2) Ler capítulo 5 de (1) Ler (4) |
|||
07 ( 11 Abr/ 15 Abr) |
T |
2 |
Indução e poda de árvores de decisão |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
2 |
Indução e poda de árvores de decisão |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre árvores de decisão |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 5 de (1) Ler (4) |
|||
08 ( 18 Abr/ 22 Abr) |
T |
2 |
Redes Neuronais Constituição e funcionamento, Funções de activação, Estruturas de redes neuronais |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
2 |
Aprendizagem por incremento fixo |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre redes neuronais |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos exercícios
sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento.
Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento.
Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 6 de (1) Ler (4) |
|||
09 ( 25 Abr/ 29 Abr) |
T |
2 |
Aprendizagem por backpropagation |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
2 |
Redes de competição |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
2 |
Exercícios sobre redes neuronais |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 6 de (1) Ler (4) |
|||
10 ( 2 Mai/ 6 Mai) |
T |
3 |
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e Data
Mining Conceitos, Definições e Processo Estudo de casos |
Conhecer as várias etapas do processo de descoberta
de conhecimento em bases de dados. Saber aplicar uma metodologia de data mining,
conhecer, utilizar e avaliar ferramentas de data mining na resolução de
problemas. Saber avaliar o desempenho de algoritmos de
aprendizagem automática e avaliar modelos de data mining. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
3 |
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e Data
Mining Estudo de casos |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
3 |
Exercícios sobre data mining |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 12 de (1) Ler (4) |
|||
11 ( 9 Mai/ 13 Mai) |
T |
3 |
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e Data
Mining Metodologias |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
3 |
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e Data
Mining Tecnologias, Técnicas e Ferramentas |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
3 |
Exercícios sobre data mining |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 12 de (1) Ler (4) |
|||
12 ( 16 Mai/ 20 Mai) |
T |
3 |
Text Mining, Web Mining |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
3 |
Text Mining, Web Mining |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
3 |
Exercícios sobre data mining |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsquentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 13 de (1) Ler (4) |
|||
13 ( 23 Mai/ 27 Mai) |
T |
4 |
Feriado |
Conhecer os sistemas baseados em agentes com ênfase
na caracterização dos agentes, arquitectura, comunicação e negociação entre
estes e por fim os ambientes. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
4 |
Sistemas Baseados em Agentes Conceitos, Definições, Taxionomia, Aplicações Arquitecturas de Agentes, Comunicação e Ambientes |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(3) |
|
P |
4 |
|
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 11 de (1) Ler (4) |
|||
14 ( 30 Mai/ 3 Jun) |
T |
4 |
Agentes Inteligentes Definição e estrutura. Percepções, acções, objectivos e ambientes. Agentes racionais e autónomos. Programação de agentes: reflexivos, reflexivos com
estado interno, orientados por objectivos e orientados pela utilidade. Tipos de
ambientes: acessíveis, determinísticos, episódicos, estático /dinâmicos,
discretos /contínuos. |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(3) |
TP |
4 |
Ferramentas de desenvolvimento de sistemas baseados
em agentes. |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
4 |
Exercícios sobre agentes |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 11 de (1) Ler (4) |
Legenda: TP - Sessão Teórico-Prática P - Sessão
Prática NP - Não Presencial
4.
Estratégias de Ensino/Aprendizagem |
§
As aulas teóricas
e teórico-práticas são essencialmente expositivas, com intervenção dos alunos
ao nível da execução de tarefas (método activo). §
Nas aulas
práticas, os alunos resolverão situações práticas descritas e guiadas pelas
folhas de exercício, com acompanhamento do docente na sala. |
5. Método de Avaliação |
Presença obrigatória a pelo menos 2/3 das aulas práticas. Realização de um exame com média (NT) superior ou igual a
9.5 valores. Realização de um projecto em grupo de 3 ou 4 elementos no
máximo cuja nota média é de NP. A nota final à disciplina é dada pela expressão: Nota
Final = 25% NP + 75% NT. |
6. Referências Bibliográficas |
Principais Fontes de
Estudo (1) Rezende, Solange A., Sistemas
Inteligentes Fundamentos e Aplicações – RECOP-IA – Rede Cooperativa de
Pesquisa em Inteligência Artificial, Editora Manole Ltda, Brasil, 2003. (2)
Bratko, Ivan, Prolog – Programming for
Artificial Intelligence, Longman, 2000. (3)
Stuart Russel, Peter Norvig, Artificial Intelligence A Modern Approach,
Prentice Hall, 1995 Obs. Para os alunos com
dificuldades relativamente à língua inglesa, sugere-se uma obra alternativa:
[Costa e Simões, 2004] que aborda quase os mesmos aspectos de uma forma
idêntica. Material para
acompanhamento (4) Colecção de slides do docente utilizados nas aulas T e
TP disponíveis no site da disciplina. (5) Sebenta sobre Algoritmos Genéticos. (6) Sebenta sobre Sistemas de Classificação. (7) Sebenta de exercícios disponibilizada no site da
disciplina. |
Dossier de Disciplina |
|
INTELIGENCIA ARTIFICIAL 2 - 2004/2005 |
||||||
|
Informática de Gestão
4º Ano |
||||||
|
|
ÉPOCA NORMAL |
Nota |
||||
|
|
1ª CHAMADA |
2ª CHAMADA |
TRAB |
Final Ep. |
Época |
Final Ep. |
Número |
NOME |
|
|
|
Normal |
Recurso |
Recurso |
15568 |
Abílio Ribeiro Couto |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
30300 |
Alberto Bruno Airosa
Barros de Araújo |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
6 |
Reprov |
35625 |
Ana Maria Afonso |
15 |
Inferior a 7 |
2 |
16 |
0 |
16 |
34621 |
Ana Paula Ferreira de
Sousa |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
2 |
Reprov |
0 |
Reprov |
34310 |
Ana Paula Moreira da
Silva |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
38445 |
Ana Rita de Freitas
Esteves |
15 |
Inferior a 7 |
2 |
16 |
0 |
16 |
30495 |
André José Carvalho
Guimarães |
Inferior a 7 |
0 |
Reprov |
Desistiu |
Reprov |
|
35627 |
Ângela Maria Vaz
Garcia |
15 |
Inferior a 7 |
2 |
16 |
0 |
16 |
22971 |
Antero Mesquita Rebelo |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
35629 |
Armanda Patrícia
Rodrigues Silva |
15 |
Inferior a 7 |
3 |
16 |
0 |
16 |
37034 |
Braselina Elisabete
Gomes de Sousa |
19 |
Inferior a 7 |
2 |
19 |
0 |
19 |
32711 |
Bruno José Freitas do
Rego |
11 |
Inferior a 7 |
1 |
11 |
0 |
11 |
33468 |
Bruno José Pereira da
Silva |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
35632 |
Bruno Miguel Fernandes
da Silva |
13 |
Inferior a 7 |
2 |
14 |
0 |
14 |
35633 |
Carla Andrade Rebelo |
16 |
Inferior a 7 |
3 |
17 |
0 |
17 |
33471 |
Carla da Silva Gonçalves |
Inferior a 7 |
11 |
1 |
11 |
6 |
11 |
35634 |
Carla Daniela de
Almeida Mulauzi |
11 |
Inferior a 7 |
1 |
11 |
0 |
11 |
15178 |
Carla Margarida
Ferreira Gonçalves Côncio da Fonseca |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
29425 |
Carla Sofia Morais
Ferreira |
13 |
Inferior a 7 |
2 |
14 |
0 |
14 |
35635 |
Carlos Alberto de
Sousa Ferreira |
13 |
Inferior a 7 |
1 |
13 |
0 |
13 |
30504 |
Carlos Daniel Pereira
Carvalho |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
20088 |
Carlos Henrique de
Sousa Ribeiro |
7 |
Inferior a 7 |
2 |
Reprov |
12 |
13 |
35641 |
Cláudia Cristina Gonçalves
Ramalhosa |
14 |
Inferior a 7 |
2 |
15 |
0 |
15 |
25150 |
Clemente Henrique
Magalhães Lima |
Inferior a 7 |
12 |
2 |
13 |
0 |
13 |
39576 |
Cristiana Isabel
Nogueira de Freitas |
16 |
Inferior a 7 |
2 |
17 |
0 |
17 |
34535 |
Cristina Isabel
Machado Correia |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
10 |
10 |
32618 |
Daniel Alexandre
Ferreira Camacho |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
10 |
10 |
37037 |
Daniel Filipe Vale Gonçalves |
Inferior a 7 |
14 |
1 |
14 |
0 |
14 |
12721 |
Domingos Carlos Barros
Pereira |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
35643 |
Duarte Manuel Ferreira
Fernandes |
12 |
Inferior a 7 |
3 |
13 |
0 |
13 |
22980 |
Eduardo Daniel Pereira
de Melo |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
35644 |
Eduardo Lima Leite |
10 |
Inferior a 7 |
2 |
11 |
0 |
11 |
35645 |
Elisabete Catarina
Nobrega Cuellar |
14 |
Inferior a 7 |
3 |
15 |
13 |
15 |
34429 |
Fátima de Lurdes
Andrade Santos |
Inferior a 7 |
11 |
0 |
10 |
0 |
10 |
30716 |
Fernanda Maria Pereira
Dias |
14 |
Inferior a 7 |
2 |
15 |
0 |
15 |
35647 |
Fernando Manuel
Oliveira Fernandes |
16 |
Inferior a 7 |
2 |
17 |
0 |
17 |
33482 |
Filipe Aires Pereira
Dias Martins |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
33159 |
Filipe António de
Freitas Pereira |
13 |
Inferior a 7 |
2 |
14 |
0 |
14 |
35650 |
Filipe Sousa Silva |
13 |
Inferior a 7 |
2 |
14 |
0 |
14 |
32715 |
Franck Gomes da Cruz |
10 |
Inferior a 7 |
2 |
11 |
0 |
11 |
31360 |
Graça Maria Lorga
Marta de Sousa |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
10 |
10 |
33485 |
Hélder António
Cerqueira Alves |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
37038 |
Hélder Daniel Novais
Fernandes |
14 |
Inferior a 7 |
3 |
15 |
14 |
15 |
27097 |
Hélder Noel Monteiro
Firmino |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
30725 |
Helinia Maria Alves de
Sousa |
16 |
Inferior a 7 |
2 |
17 |
0 |
17 |
33487 |
Hernâni Manuel
Oliveira Gomes |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
6 |
Reprov |
27953 |
Hugo Abel da Silva
Vieira |
Inferior a 7 |
11 |
1 |
11 |
0 |
11 |
32703 |
Ibraim Martins Verde
da Silva |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
30729 |
Iolanda Cristina Leite
Pimenta |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
Desistiu |
13 |
33492 |
João António Pereira
Lacerda de Almeida Carneiro |
Inferior a 7 |
10 |
1 |
10 |
0 |
10 |
18684 |
João Martinho Pinto
dos Santos Moura |
11 |
Inferior a 7 |
2 |
12 |
0 |
12 |
35654 |
João Pedro Azevedo
Oliveira |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
6 |
Reprov |
27958 |
João Pedro Carvalho
Morais |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
10 |
10 |
36875 |
Joaquim da Cunha
Fernandes |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
33495 |
Joaquim Jorge da Silva
Ferreira |
Inferior a 7 |
13 |
1 |
13 |
0 |
13 |
35656 |
Joaquim Oliveira
Novais de Matos |
Inferior a 7 |
15 |
0 |
14 |
0 |
14 |
35657 |
Joel Vieira Martins |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
0 |
Reprov |
37039 |
Jorge Vieira Silva |
14 |
Inferior a 7 |
1 |
14 |
0 |
14 |
37041 |
José Daniel Correia da
Silva |
13 |
Inferior a 7 |
3 |
14 |
0 |
14 |
41697 |
José Luís Oliveira Eusébio |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
27962 |
Liseta Gonçalves de
Miranda |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
6 |
Reprov |
37042 |
Lúcia Leite Ferreira |
17 |
Inferior a 7 |
3 |
18 |
0 |
18 |
35662 |
Luis Alberto Neto
Borges |
10 |
Inferior a 7 |
2 |
11 |
0 |
11 |
33500 |
Luis Filipe dos Santos
Carvalho Meireles |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
5 |
Reprov |
39422 |
Luís Miguel de Amorim
Pereira |
Inferior a 7 |
Desistiu |
1 |
Reprov |
12 |
12 |
39580 |
Luís Miguel de Moura
Teixeira |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
5 |
Reprov |
33502 |
Luis Miguel Fernandes
Braga |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
33503 |
Luis Miguel Martins
Pires |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
0 |
Reprov |
27967 |
Manuel Pascoal Lopes
Padrão |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
3 |
Reprov |
36877 |
Marco André Vilares da
Silva Veloso |
11 |
Inferior a 7 |
2 |
12 |
0 |
12 |
36879 |
Maria Isabel Gonçalves
Pires |
11 |
Inferior a 7 |
2 |
12 |
14 |
15 |
15207 |
Maria Lelita Veloso |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
32720 |
Mário Rui Felgueiras
Castro |
Inferior a 7 |
11 |
3 |
12 |
0 |
12 |
34860 |
Marlene do Val Peres |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
35667 |
Marta Sofia Rodrigues
Pedreira Lima |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
25179 |
Marta Vilas Boas
Correia |
10 |
Inferior a 7 |
1 |
10 |
0 |
10 |
9859 |
Miguel Jorge Pires
Corais |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
21706 |
Narciso Miguel da
Silva Rodrigues |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
27975 |
Natália Gonçalves
Andrade |
Inferior a 7 |
12 |
1 |
12 |
0 |
12 |
30542 |
Nuno Borges de Araújo
de Oliveira |
10 |
Inferior a 7 |
1 |
10 |
0 |
10 |
27977 |
Nuno Filipe de Jesus
Fernandes |
Inferior a 7 |
Desistiu |
|
Reprov |
3 |
Reprov |
37049 |
Nuno Jorge das Neves |
Inferior a 7 |
13 |
1 |
13 |
Desistiu |
13 |
29720 |
Nuno Miguel Teixeira
Machado |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
31609 |
Patrícia Andreia
Martins Tavares da Rocha Gomes |
13 |
Inferior a 7 |
3 |
14 |
0 |
14 |
33516 |
Paulo Alexandre Neiva
Gomes |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
6 |
Reprov |
26675 |
Paulo Jorge Barbosa de
Araújo |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
0 |
Reprov |
33518 |
Paulo Jorge Rodrigues
Rocha Santos |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
34802 |
Paulo Miguel Araújo e
Silva |
Inferior a 7 |
10 |
2 |
11 |
0 |
11 |
23011 |
Pedro Alexandre
Ferreira Narciso |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
27980 |
Pedro Filipe Almeida
Alves |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
37052 |
Pedro Miguel da Silva
Lopes |
10 |
Inferior a 7 |
2 |
11 |
0 |
11 |
35675 |
Pedro Miguel Oliveira
Coimbra |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
34911 |
Pedro Nuno Mondego de
Palhares Falcão |
11 |
Inferior a 7 |
1 |
11 |
0 |
11 |
37054 |
Raquel Patrícia
Martins Pereira |
11 |
Inferior a 7 |
2 |
12 |
0 |
12 |
32734 |
Raymond Fortes Gonçalves |
Inferior a 7 |
7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
37055 |
Ricardo André Marques
Raposo |
14 |
Inferior a 7 |
2 |
15 |
0 |
15 |
32595 |
Ricardo André
Vilarinho Machado de Sousa Epifânio |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
Desistiu |
Reprov |
35676 |
Ricardo Emanuel
Rodrigues Campelos |
17 |
Inferior a 7 |
2 |
17 |
0 |
17 |
33526 |
Ricardo Jorge Cunha
Silva Gil |
Inferior a 7 |
10 |
1 |
10 |
0 |
10 |
7703 |
Ricardo Jorge
Rodrigues Alves |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
30135 |
Ricardo Nuno Ribeiro
Faria |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
7 |
Reprov |
33032 |
Rogério Filipe Araújo
Reis |
7 |
Inferior a 7 |
3 |
Reprov |
7 |
Reprov |
33530 |
Rogério Paulo do Espírito
Santo Brás |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
36498 |
Rogério Paulo dos
Santos Tavares |
15 |
Inferior a 7 |
3 |
16 |
0 |
16 |
35677 |
Rosa Andreia das Neves
Azevedo |
13 |
Inferior a 7 |
2 |
14 |
0 |
14 |
37057 |
Rui André Gomes Alves
de Castro |
15 |
Inferior a 7 |
3 |
16 |
0 |
16 |
37058 |
Rui Daniel dos Reis
Cerqueira |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
2 |
Reprov |
6 |
Reprov |
24872 |
Rui Fernando Ribeiro
Magalhães |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
22833 |
Rui Gabriel Campos de
Sousa |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
10 |
10 |
34542 |
Rui Manuel Vaz Lourenço |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
1 |
Reprov |
12 |
12 |
36881 |
Rui Pedro Macedo Cruz |
Desistiu |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
35682 |
Sara Daniela Castro
Oliveira |
16 |
Inferior a 7 |
2 |
17 |
14 |
17 |
29163 |
Sérgio Alexandre
Carvalho Oliveira |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
22805 |
Sérgio Nuno da Cruz
Barbosa |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
2 |
Reprov |
10 |
11 |
32255 |
Sílvio José Martins de
Freitas |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
0 |
Reprov |
5 |
Reprov |
33536 |
Sofia da Silva Peixoto |
14 |
Inferior a 7 |
2 |
15 |
0 |
15 |
25208 |
Sónia Cláudia Maia de
Carvalho |
Desistiu |
Inferior a 7 |
2 |
Reprov |
10 |
11 |
39603 |
Sónia Paula de Deus
Cunha |
11 |
Inferior a 7 |
2 |
12 |
0 |
12 |
23027 |
Susana Isabel Rabacal
Gabriel |
11 |
Inferior a 7 |
1 |
11 |
0 |
11 |
35684 |
Teresa Maria da Costa
e Silva Santos |
13 |
Inferior a 7 |
2 |
14 |
0 |
14 |
29305 |
Tiago Jorge da Silva
Santos |
Inferior a 7 |
12 |
1 |
12 |
0 |
12 |
33739 |
Tiago Samuel Vilarinho
Esteves |
12 |
Inferior a 7 |
2 |
13 |
0 |
13 |
32727 |
Valter Filipe de
Almeida Pereira |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
|
Reprov |
0 |
Reprov |
33539 |
Valter Nuno Gomes Fráguas |
Inferior a 7 |
Inferior a 7 |
0 |
Reprov |
5 |
Reprov |
35686 |
Vanessa Estela
Ferreira Araújo |
18 |
Inferior a 7 |
2 |
18 |
0 |
18 |
29214 |
Vasco Alexandre
Marques Serranho |
Inferior a 7 |
12 |
2 |
13 |
0 |
13 |
35687 |
Vera Lúcia de Sousa
Oliveira |
12 |
Inferior a 7 |
1 |
12 |
0 |
12 |
37060 |
Vera Lúcia Pedrosa
Alves |
16 |
Inferior a 7 |
3 |
17 |
0 |
17 |
25401 |
Vital César Ventura Pinto |
10 |
Inferior a 7 |
2 |
11 |
0 |
11 |
37061 |
Vítor Alfredo Luzia
Ramalho |
17 |
Inferior a 7 |
1 |
17 |
Desistiu |
17 |
http://www.cs.bham.ac.uk/~anp/TheDataMine.html
http://www.ics.uci.edu/AI/ML/Machine-Learning.html
http://info.gte.com/~kdd/software.html
http://www.cosmic.uga.edu/maincat.html
http://www.neuronet.ph.kcl.ac.uk/
http://www.ipd.ira.uka.de/~prechelt/FAQ/neural-net-faq.html
http://bashful.qub.ac.uk/tec/courses/datamining/
ENUNCIADOS DAS PROVAS DE
AVALIAÇÃO