INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2
DOSSIER 2005/2006
DATA DE ACTUALIZAÇÃO 28-02-2006
Manuel
ÍNDICE
Apresentação e Organização da Disciplina
Enunciados das Provas de Avaliação
APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA
Licenciatura
2005 / 2006
Unidade Curricular |
Ano |
Regime |
Horas/Semana (T-TP- SE -P) |
Intel |
4º Ano |
Semestral - 2 |
2 – 1 – 0 – 2 |
Unidades
Curriculares que o aluno deverá ter
concluído: |
|
Equipa Docente |
Sessões |
Horário das Aulas |
Horário de Atendimento |
mfs@ds Azurém EEng DSI gab. 1.19 tel. 253 510 306 (ext. 3306) |
T |
4ª, 11h-13h |
3ª, 10-11h 4ª, 10-11h 6ª, 14-18h |
TP |
6ª, 10h-11h |
||
P |
P1: 3ª 14-16h P2: 4ª 9-11h P3: 6ª, 11-13h |
||
|
SE |
|
|
1.
Apresentação da Unidade Curricular |
|
2. Resultados de Aprendizagem ( |
Pretende-se que o estudante seja capaz de: ·
Conhecer e apl ·
Compreender, d ·
Conhecer as vár ·
Saber apl ·
Saber aval ·
Conhecer os s |
3. Conteúdos Programáticos |
Programa Resumido: 1. S 1.1. Algor 2. S 2.1. Conce 2.2. Aprend 2.3. Indução de Regras e Árvores de Dec 2.4. Redes Neurona 2.5. S 3. Descoberta de Conhec 3.1. Conce 3.2. Metodolog 3.3. Tecnolog 3.4. Text M 4. S 4.1. Conce 4.2. Arqu 4.3. Ferramentas de Desenvolv |
Semana/ Data |
Sessão |
Unidade Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material de Apoio |
Referências Bibliográficas |
00 (20 Fev./ 24 Fev.) |
T |
Semana de Apresentação Estudar planeamento
da disciplina. Reunir documentação e
bibliografia de apoio à disciplina, disponíveis em
http://www.dsi.uminho.pt/disciplinas/LIGIA. Inscrição nos turnos
práticos e constituição dos grupos de projecto. Adquirir
bibliografia: comprar livros recomendados e imprimir documentos de apoio à
disciplina Lançamento do
projecto a realizar no tempo não presencial. |
|||||
TP |
|||||||
P |
|||||||
NP |
|||||||
01 (27 Fev./ 3 Mar..) |
T |
1 |
S Características de um
programa evolutivo/adaptativo, Estrutura |
Conhecer e apl |
Método expos |
Slides do Docente |
(1)(5) |
TP |
1 |
Apl |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(5) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre sistemas evolutivos |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 9 de (1) Ler (4) (5) |
|||
02 (6 Mar/ 10 Mar ) |
T |
1 |
Algor Estrutura e func Exemplos de Apl |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(5) |
TP |
1 |
Algor Operadores genét Função de aval |
|
Método act |
Slides do Docente |
(1)(5) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre algor |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 9 de (1) Ler (4) (5) |
|||
03 ( 13 Mar/ 17 Mar) |
T |
2 |
Conce Automát |
Compreender, d |
Método expos |
Slides do Docente |
(1)(2) |
TP |
2 |
Conce Automát |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(2)(3) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 18 de (2) Ler capítulo 4 de (1) |
|||
04 ( 20 Mar/ 24 Mar) |
T |
2 |
S Estrutura e func Subs Subs |
|
Método expos |
Slides do Docente |
(6)( |
TP |
2 |
S Subs |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(6) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler (6) |
|||
05 ( 27 Mar/ 31 Mar) |
T |
2 |
Aprend Aprend Representação de objectos através de redes semânt Representação de objectos através de atr |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(4)(2) |
TP |
2 |
Indução e poda de árvores de dec |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(4)(2) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4)(2) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsquentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 18 de (2) Ler (4) |
|||
06 ( 3 Abr/ 7 Abr) |
T |
2 |
Indução e poda de árvores de dec |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(2) |
TP |
2 |
Indução e poda de árvores de dec |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1)(2) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 18 de (2) Ler capítulo 5 de (1) Ler (4) |
|||
07 ( 10 Abr/ 14 Abr) |
T |
2 |
Indução e poda de árvores de dec |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
2 |
Férias da Páscoa |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 5 de (1) Ler (4) |
|||
08 ( 17 Abr/ 21 Abr) |
T |
2 |
Redes Neurona Const Funções de act Estruturas de redes neurona |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
2 |
Aprend |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 6 de (1) Ler (4) |
|||
09 ( 24 Abr/ 28 Abr) |
T |
2 |
Aprend |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
2 |
Redes de compet |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
2 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 6 de (1) Ler (4) |
|||
10 ( 1 Mai/ 5 Mai) |
T |
3 |
Descoberta de Conhec Conce Estudo de casos |
Conhecer as vár Saber apl Saber aval |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
3 |
Descoberta de Conhec Estudo de casos |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
3 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 12 de (1) Ler (4) |
|||
11 ( 8 Mai/ 12 Mai) |
T |
3 |
Descoberta de Conhec Metodolog |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
3 |
Descoberta de Conhec Tecnolog |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
3 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 12 de (1) Ler (4) |
|||
12 ( 15 Mai/ 19 Mai) |
T |
3 |
Text M |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
3 |
Text M |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
3 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o material indicado e resolução dos
exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de
conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de
atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsquentes. Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 13 de (1) Ler (4) |
|||
13 ( 22 Mai/ 26 Mai) |
T |
4 |
Agentes Intel Def Percepções, acções, object Agentes rac Programação de agentes: reflex T |
Conhecer os s |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1) |
TP |
4 |
S Conce Arqu |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos
e casos). |
Slides do Docente |
(1)(3) |
|
P |
4 |
|
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 11 de (1) Ler (4) |
|||
14 ( 29 Mai/ 2 Jun) |
T |
4 |
Agentes Intel Def Percepções, acções, object Agentes rac Programação de agentes: reflex T |
|
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(1)(3) |
TP |
4 |
Ferramentas de desenvolv |
|
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(1) |
|
P |
4 |
Exercíc |
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(4) |
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|
Ler capítulo 11 de (1) Ler (4) |
ÉPOCA DE
EXAMES |
Legenda: TP - Sessão Teórico-Prática P - Sessão
Prática NP - Não Presencial
4.
Estratégias de Ensino/Aprendizagem |
§
As aulas teór §
Nas aulas prát |
5. Trabalhos Práticos |
Incluir
para cada trabalho prático a data de início e a data de entrega. Trabalho
prático: inicio na 2ª semana de Março, entrega na 2ª semana de Junho. |
6. Método de Avaliação |
O método de avaliação desta disciplina inclui: Presença obr Real Real A nota f |
7. Referências Bibliográficas |
§
Principais: (1) Santos, M. F., Sousa, C., Data
Mining - Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, FCA – Editora de
Informática, Portugal, 2005. (2) Rezende, Solange A., S (3)
Stuart Russel, Peter Norv Obs. Para os alunos com d §
Adicionais: (4) Colecção de sl (5) Sebenta sobre Algoritmos Genéticos. (6) Sebenta sobre Sistemas de Classificação. (7) Sebenta de exercícios disponibilizada no site da
disciplina. |
8. Dossier de Disciplina |
http://www.cs.bham.ac.uk/~anp/TheDataMine.html
http://www.ics.uci.edu/AI/ML/Machine-Learning.html
http://info.gte.com/~kdd/software.html
http://www.cosmic.uga.edu/maincat.html
http://www.neuronet.ph.kcl.ac.uk/
http://www.ipd.ira.uka.de/~prechelt/FAQ/neural-net-faq.html
http://bashful.qub.ac.uk/tec/courses/datamining/
ENUNCIADOS DAS PROVAS DE
AVALIAÇÃO