Orientações e enunciados para o segundo projecto (versão de 28 Nov 2007)
- Vale usar qualquer ferramenta e linguagem, desde que seja entendida e se saiba
explicar o seu funcionamento; dito isto, algumas recomendações, que nalguns
dos enunciados são obrigatórias:
- Para base de dados, Microsoft SQL Server
- Para desenvolvimento rápido de interfaces de gestão, ASPs clássicas com
a ferramenta Web
Application Maker, proprietária mas licenciada livremente para o DSI e
para estes projectos (e em evolução continuada em parceria com o CCG/ZGDV da
U.Minho).
- Os grupos serão de 4 elementos (todos alunos com 9,5 ou mais valores no
primeiro trabalho), e existirão vários enunciados,
menos do que os grupos
- A colaboração entre grupos é proibida, excepto no desenvolvimento da
estrutura de base de dados
- O copyright dos trabalhos é dos alunos que integram os grupos, e a
utilização dos resultados fica ao seu critério; fica no entanto a obrigação
de (caso o trabalho tenha aplicação fora da Universidade) na respectiva
ficha técnica se mencionar "projecto concebido com apoio do Depº de
Sistemas de Informação da Universidade do Minho"
- Calendário:
- Semana de 26 Novembro: formação de grupos e escolha de enunciados
- (até) Semana de 3 Dezembrio: discussão com a equipa docente da estrutura
da base de dados
- Até às 12h00 (meio dia) de 17 Dezembro de 2007: email para
dss@dsi.uminho.pt com URL para
relatório intermédio em HTML com:
- Identificação dos elementos do grupo
- Descrição do computador (marca, sistema operativo) ou serviço de hosting
(nome) onde está a ser desenvolvido o protótipo
- Esquema da base de dados (quase final)
- Tabela com nome preliminar (URL local) das páginas (e eventualmente
outros recursos, como scripts, etc.) desenvolvidas, em desenvolvimento ou
agendadas para desenvolvimento até ao fim do trabalho, para a interface de
gestão e para a outra (pública, web service, etc)
- Publicação na web. O mini-relatório tem que estar disponível algures na
web, sem password, e preferencialmente pesquisável via os motores de busca
internacionais.
- Até às 0h00 de 14 Janeiro 2008 (meia noite do dia 13...): entrega
dos trabalhos (por
email para dss@dsi.uminho.pt), sob a forma de um ficheiro zip não
excedendo 500k bytes (não confundir com rar ou outros formatos de
arquivo comprimido;-) ) e um (pelo menos) ou mais URLs: o primeiro para um
video YouTube com uma demo curta do trabalho (tipicamente 1 a 2
minutos, 3 minutos máximo); o segundo, opcional, com o URL de uma
directoria de recursos algures na internet, que pode ser referida pelso
ficheiros no zip. Por recursos entendam-se imagens e outros ficheiros,
excluindo ASPs ou qualquer código seja do lado do servidor seja do cliente;
excepto se se tratar de uma biblioteca existente escrita por terceiros, e
nesse caso poderá ir para recursos (se fôr uma biblioteca conhecida não é
preciso, bastará referi-la por nome...). Finalmente... anexo ao email, ou
mesmo no próprio texto do email, pretende-se um mini-relatório (menos
de uma página) confirmando a constituição final do grupo, incluindo
instruções de instalação lacónicas, e uma descrição de eventuais
dificuldades encontradas.
Seguem-se os enunciados:
1. Portfolio de imobiliária
Desenvolver base de dados, aplicação de gestão e site público para uma
empresa imobiliária.
- A BD deve incluir como entidades principais cliente, imóvel (vários
atributos..., pontoGeográfico, pontoPublico(bit)), tipoImóvel (hierárquico com 2
níveis), foto, localTerritorial
(freguesias, concelhos, distritos e sua hierarquia).
- A aplicação de gestão deverá permitir manter toda a informação, e poderá
também permitir o "upload"
de tabelas com imóveis.
- O site público deve incluir visualização em
KML (GoogleEarth) e GoogleMaps; pesquisa amigável, orientada ao local e/ou às
características dos imóveis; formulário de pedido de visitas a imóveis
2. Gestão de clínicas
Para possível aplicação a uma clínica de Estética e a uma consulta privada de
Pneumologia. Desenvolver base de dados, aplicação de gestão e site público:
- A BD deve incluir representação de clientes/utentes, facturas e suas
linhas, actos (serviços) realizados incluindo registo de historial do
cliente (ex: hoje levou três demãos de verniz), e sua tipificação (ex:
consulta simples; depilação; radiografia; ...), consumíveis (ex: ampola de
Botox, seringa, ...); algumas destas entidades referirão custos em dinheiro
e/ou tempo dispendido, permitindo assim gerir dinheiros (por exemplo
facturar) e agendar (ver utilização de recursos)
- A aplicação de gestão deverá permitir funcionar internamente, incluindo
algumas estatísticas básicas envolvendo tempo e dinheiro
- O site público deverá permitir visualizar disponibilidades de marcação,
e após autenticação efectuar marcações e visualizar recibos
3. Gestão de problemas de suporte no DSI
- A BD (SQL Server) deve incluir representação de pessoas (utentes e
técnicos de suporte) com dados mínimos para contacto, pedidos de ajuda
(problemas), classificação dos mesmos com a possibilidade de associar várias
marcas (tipos); os problemas terão várias fases de resolução (pendente, em
curso, terminado), e terão a afectação ao técnico responsável.
- A aplicação de gestão deve permitir a actualização de toda a informação,
nomeadamente pelos técnicos que prestam suporte; será desenvolvida com o Web
Application Maker
- O site público deve permitir a qualquer aluno ou funcionário submeter um
problema/pedido, com recepção de um email de confirmação, e outro após a
resolução do problema.
4. Gestor de horários
- A BD deve incluir representação de salas (possivelmente incluindo um
código de posição em plantas bidimensionais), docentes, períodos semanais
agregados em dias da semana (2a a sábado), cursos, anos, unidades
curriculares e turnos, e opcionalmente alunos e suas inscrições em turnos
- A aplicação de gestão deve permitir a actualização de toda a informação,
nomeadamente por quem faz os horários; opcionalmente poderá incluir
algoritmos de ocupação de salas
- O site público deverá permitir extrair horários sob várias perspectivas:
para uma sala, para um docente, para um aluno, para um ano - seja em HTML
(para humanos) seja noutros formatos para programas (por exemplo através de
iCalendar,
ou via integração com
Google Calendar para criação de eventos com as aulas). Opcionalmente,
mostrar nas plantas a actividade a cada instante. Para craques: mostrar
horários no SecondLife.
5. Presença no SecondLife
Usará a Linden Scripting Language e suas
primitivas para obtenção de dados da web. O catálogo de produtos de uma loja
online (nomes dos produtos, imagens, preços, famílias,...) ? Dados sobre o DSI ou sobre a cidade de Guimarães? Rótulos de vinhos
portugueses? Ideias precisam-se, dados não faltarão...
Nota: no momento não é possível aceder ao SecondLife através da
rede da U.Minho; já foi solicitada solução para o problema (que passa apenas
por desbloquear algu1