Orientações e enunciados para o segundo trabalho

Versão preliminar de 30 Novembro 2009

Seguem-se os enunciados:

1. Escuteiros em Linha

Proposta inicial de funcionalidades a desenvolver:

Lojas online

Para além de traços comuns (catálogo, carrinho de compras, pagamentos online), pretende-se algum "valor acrescentado" tentando aproximar a loja dos seus clientes potenciais, oferencendo mais contextualização / personalização.

2. Flores e seus arranjos

loja online de flores, incluindo contextos de compra (para funeral, casamento, Valentine, para senhor ou senhora...), possibilidade de solicitar arranjos, etc.

3. Vestuário e suas variantes

vestuário, seus contextos de uso e configurações

4. Site web para grupo de investigação

Desenvolvimento de um site de suporte à actividade de um centro/grupo de investigação; alguma da informação que importaria guardar seria:

- pessoas associadas ao centro (investigadores e outros);
- projectos de investigação
- publicações
- acções de formação
- eventos

Alguns mecanismos que o site deveria incorporar poderiam ser:

- site map
- autenticação dos utilizadores (perfil: anónimo; investigador)
- RSS feeds, inserção automática de notícias no Twitter
- mailing list
- sistema de Web news
- disponibilização de informação de localização com mapas (googlemaps)
- versões para impressão de determinadas páginas (PDF)

5. O que fazer

Site que sugere a um visitante, em função das suas coordenadas aproximadas, da hora, e de algumas preferências (caso as tenha exprimido)... o que fazer para se divertir nas horas seguintes (onde ir jantar fora, que filme ver, que canal de TV ver ...). Agrega uso de bases de dados de IP lookup (para descobrir localização aproximada), e informação heterogénea em algumas fontes de informação disponíveis na web (cf.web services em developers.sapo.pt, e outras fontes - eventualmente, bases de dados existentes) e a determinar no início do trabalho

Sites para apoio a prestadores de serviços

Para além de traços comuns (catálogo de serviços, pagamento online, etc), pretende-se algum "valor acrescentado" tentando aproximar-se dos clientes, oferencendo mais contextualização / personalização.

6. Ginásio e seus utentes

Site de apoio à operação de um ginásio, incluindo oferta de serviços, horários, pagamento de mensalidades, inscrições, acompanhamento técnico ("personal training" simplificado) dos utentes

7. Oficina e seus automóveis

Site para clientes de uma oficina, incluindo reparações disponíveis, comunicação automática de "carro pronto", pagamento online, ficha técnica do automóvel do cliente com serviços realizados, etc.

8. Site de escola para pais

Cada pai teria um login e password que lhe daria acesso a informação sobre as actividades diárias do filho na escola, nomeadamente à cor da “carinha” do filho (verde, amarela ou vermelha) relativa ao comportamento do seu filho, resultados das fichas de avaliação realizadas, acesso para download das fichas que o aluno teria que realizar como TPC nesse dia, informações gerais sobre actividades extra-curriculares (de acordo com as actividades em que cada menino está inscrito), marcação de reuniões com os pais, sumários das actividades desenvolvidas nesse dia, fórum de discussão para os pais, avisos, área de sugestões, horários, forms para contacto dos professores...

9. Planning

Aplicação web para gestão de produção (artigos, fichas técnicas, encomendas, máquinas em baixo...)

10. Site do artista

Site genérico para bandas ou artistas de espectáculo(agenda/itinerário geográfico, portfolio principal e links para sua venda online - no site ou noutro site externo - notificações Twitter, clube de fãs, ... )