Um animal contém um nome, comprimento,
número de patas (por defeito 4), uma cor,
ambiente e uma velocidade
(em m/s).
Um peixe é um animal, tem 0 patas, o seu ambiente é o mar
(por defeito), cor cinzenta (por defeito). Além disso, o peixe tem
a característica: barbatanas e cauda
Um mamífero é um animal, o seu ambiente é a terra (por defeito);
Um urso é um mamífero, cor castanha e o tem um alimento
preferido.
Codifique as classes animal, peixe,
mamifero e urso. O
interface de cada classe deve ser definido num ficheiro .h,
e a sua implementação num ficheiro .cc.
Para a classe Animal, codifique
os métodos:
Animal(string const &nome, string const &cor, string
const &ambiente, int comprimento, float velocidade, int patas=4);
void alteraNome(string const &nome);
void alteraComprimento(int comprimento);
void alteraPatas(int patas);
void alteraCor(string const &cor);
void alteraAmbiente(string const &ambiente);
void alteraVelocidade(float velocidade);
string const &nome(void) const;
int comprimento(void) const;
int patas(void) const;
string const &cor(void) const;
string const &ambiente(void) const;
float velocidade(void) const;
void dados(void) const; // imprime os dados do animal
Para a classe Peixe, codifique:
Peixe(string const &nome, string const &caracteristica,
int comprimento, float velocidade);
void alteraCaracteristica(string const &caracteristica);
string const &caracteristica(void) const;
void dados(void) const; // imprimir no ecrã todos
os dados
Para a classe Mamifero, codifique:
Mamifero(string const &nome, string const &cor,
int comprimento, float velocidade, int patas=4);
Para a classe Urso, codifique:
Urso(string const &nome, string const &cor, string
const &alimento,int comprimento, float velocidade, int patas=4);
void alteraAlimento(string const &alimento);
string const &alimento(void) const;
void dados(void) const; // imprimir no ecrã todos
os dados
Por último, codifique no ficheiro main (por exemplo zoo.cc)
de forma a ter um jardim zoológico com os seguintes animais: camelo,
tubarão, urso-do-canadá.
Exemplo de execução:
Zoo:
Animal: Camelo
Comprimento: 150 cm
Patas: 4
Cor: Amarelo
Ambiente: Terra
Velocidade: 2.0 m/s
Animal: Tubarão
Comprimento: 300 cm
Patas: 0
Cor: Cinzento
Ambiente: Mar
Velocidade: 1.5 m/s
Caracteristica: Barbatanas e cauda.
Animal: Urso-do-canadá
Comprimento: 180 cm
Patas: 4
Cor: Vermelho
Ambiente: Terra
Velocidade: 0.5 m/s
Alimento: Mel