next up previous
Next: Aula 5 Up: Aula 4 Previous: Aula 4

Exercício 8 - Animais (Classes e herança)

Um animal contém um nome, comprimento, número de patas (por defeito 4), uma cor, ambiente e uma velocidade (em m/s).  
 
Um peixe é um animal, tem 0 patas, o seu ambiente é o mar (por defeito), cor cinzenta (por defeito). Além disso, o peixe tem a característica: barbatanas e cauda 
 
Um mamífero é um animal, o seu ambiente é a terra (por defeito); 
 
Um urso é um mamífero, cor castanha e o tem um alimento preferido. 
 
Codifique as classes animal, peixe, mamifero e urso. O interface de cada classe deve ser definido num ficheiro .h, e a sua implementação num ficheiro .cc. 
 
Para a classe Animal, codifique os métodos: 
Animal(string const &nome, string const &cor, string const &ambiente, int comprimento, float velocidade, int patas=4);  
void alteraNome(string const &nome); 
void alteraComprimento(int comprimento); 
void alteraPatas(int patas); 
void alteraCor(string const &cor); 
void alteraAmbiente(string const &ambiente); 
void alteraVelocidade(float velocidade);  
string const &nome(void) const; 
int comprimento(void) const; 
int patas(void) const; 
string const &cor(void) const; 
string const &ambiente(void) const; 
float velocidade(void) const; 
void dados(void) const; // imprime os dados do animal 
 
Para a classe Peixe, codifique: 
Peixe(string const &nome, string const &caracteristica, int comprimento, float velocidade); 
void alteraCaracteristica(string const &caracteristica); 
string const &caracteristica(void) const; 
void dados(void) const; // imprimir no ecrã todos os dados 
 
Para a classe Mamifero, codifique: 
Mamifero(string const &nome, string const &cor, int comprimento, float velocidade, int patas=4); 
 
Para a classe Urso, codifique: 
Urso(string const &nome, string const &cor, string const &alimento,int comprimento, float velocidade, int patas=4); 
void alteraAlimento(string const &alimento); 
string const &alimento(void) const; 
void dados(void) const; // imprimir no ecrã todos os dados 
 
Por último, codifique no ficheiro main (por exemplo zoo.cc) de forma a ter um jardim zoológico com os seguintes animais: camelo, tubarão, urso-do-canadá. 
 
Exemplo de execução: 
 
Zoo: 
Animal: Camelo 
Comprimento: 150 cm 
Patas: 4 
Cor: Amarelo 
Ambiente: Terra 
Velocidade: 2.0 m/s 
 
Animal: Tubarão 
Comprimento: 300 cm 
Patas: 0 
Cor: Cinzento 
Ambiente: Mar 
Velocidade: 1.5 m/s 
Caracteristica: Barbatanas e cauda. 
 
Animal: Urso-do-canadá 
Comprimento: 180 cm 
Patas: 4 
Cor: Vermelho 
Ambiente: Terra 
Velocidade: 0.5 m/s 
Alimento: Mel


next up previous
Next: Aula 5 Up: Aula 4 Previous: Aula 4
Paulo Cortez 2007-01-31