INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1

DOSSIER 2005/2006

DATA DE ACTUALIZAÇÃO 29-12-2005

Manuel Filipe Santos mfs@dsi.uminho.pt


 

ÍNDICE

Apresentação e Organização da Disciplina

Material de Apoio Pedagógico

Sumários das Aulas

Enunciados das Provas de Avaliação

Enunciados dos Projectos

Pautas de Avaliação

Software

Recursos WEB


APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA

 

Licenciatura em Informática de Gestão 2005 / 2006

 

 

 

Disciplina

Ano

Regime

Horas/Semana

(T-TP- SE -P)

Inteligência Artificial

4

Semestral - 1

2-1-0-2

 

 

Equipa Docente

Sessões

Horário das Aulas

Horário de Atendimento

Manuel Filipe Santos

T

Quarta-Feira, 11-13

Terça-feira, 11-12

Sexta-feira, 9-10

Sexta-feira, 14-18

 

Manuel Filipe Santos

TP

Sexta-feira, 10-11

 

Manuel Filipe Santos

P

Terça-feira, 14-16

Terça-feira, 16-18

Quarta-feira, 9-11

Sexta-feira, 11-13

 

 

SE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Apresentação da Disciplina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Objectivos da Disciplina

 

Pretende-se que a disciplina possibilite ao aluno:                             

§         Conhecer a noção de inteligência, agente, conhecimento e inferência.

§         Conhecer a missão da área da Inteligência Artificial na perspectiva dos Agentes Inteligentes e qual o seu contributo para a resolução de problemas complexos e construção de Sistemas de Informação Inteligentes.

§         Compreender como se estrutura, como funciona e que tipo de problemas resolve um Sistema Baseado em Conhecimento.

§         Conhecer o Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento.

§         Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

§         Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

§         Conhecer as várias etapas do processo de aquisição de conhecimento e linguagens  disponíveis no contexto da Engenharia do Conhecimento.

§         Compreender, Distinguir e Utilizar técnicas de aquisição de conhecimento semi-automáticas como forma de extrair conhecimento a partir das bases de dados.

§         Conhecer, Utilizar e Avaliar ferramentas de suporte à construção de Sistemas Baseados em Conhecimento;

§         Aplicar estas ferramentas na resolução de problemas.

§         Elaborar relatórios técnicos.

 

3. Conteúdos Programáticos

 

          Programa Resumido:

 

Parte 1  – Sistemas Baseados em Conhecimento

 

A – Conceitos e Definições

A.1 Inteligência Artificial

A.2 Noções Sobre Conhecimento

A.3 Sistemas Inteligentes

A.4 Sistemas Baseados em Conhecimento

A.5 Sistemas Periciais

A.6 Sistemas de Apoio à Decisão

A.7 Sistemas Baseados em Agentes

B – Estrutura Geral de um Sistema Baseado em Conhecimento

B.1 Núcleo do Sistema

B.2 Base de Conhecimento

B.3 Memória de Trabalho

B.4 Base de Dados

B.5 Interface

C – Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento

C.1 Planeamento

C.2 Aquisição de Conhecimento

C.3 Implementação do Sistema Baseado em Conhecimento

C.4 Validação e Refinamento do Sistema Baseado em Conhecimento

D – Representação de Conhecimento e Inferência

D.1 Abordagens Computacionais

D.2 – Lógica de Predicados de Primeira Ordem e Programação em Lógica

D.3 Regras de Produção

D.4 Redes Semânticas e Enquadramentos (Frames)

D.5 Orientado por Objectos

D.6 Padrões

D.7 Grafos

D.8 Linguagem Natural: Grafos Conceptuais e Scripts (Guiões)

D.9 Raciocínio Baseado em Casos

D.10 Sistemas Conexionistas

D.11 Sistemas Biológicos

D.12 Incerteza e Informação Incompleta

E – Ferramentas de Suporte à Construção de Sistemas Baseados em Conhecimento

E.1 Ferramentas de Apoio

E.2 Shells de Sistemas Periciais

E.3 Outros Sistemas

 

Parte 2 – Engenharia do Conhecimento

 

A – Processo de Aquisição de Conhecimento

A.1 Identificação

A.2 Conceptualização

A.3 Formalização

A.4 Implementação

A.5 Teste

A.6 Manutenção

B – Linguagens Utilizadas no Processo de Aquisição

B.1 Linguagem Natural

B.2 Linguagens Diagramáticas

B.3 Linguagens Semiformais

B.4 Linguagens Formais

B.5 Linguagens de Programação

C – Técnicas de Aquisição de Conhecimento

C.1 Manuais:

C.2 Semi-automáticas Baseadas em Teorias Cognitivas ou em Modelos Existentes

C.3 Semi-automáticas Baseadas em Aprendizagem Automática

C.4 Semi-automáticas Baseadas na Descoberta/Extracção de Conhecimento e Data Mining

 

 

 


Plano Semanal da Disciplina

Semana/ Data

Sessão

Unidade Temática

Conteúdos

Objectivos

Actividades/Estratégias

Material de Apoio

Referências Bibliográficas

 

 

 

 

 

00

(19 Set /     23 Set)

T

Semana de Apresentação

Estudar planeamento da disciplina.

Reunir documentação e bibliografia de apoio à disciplina, disponíveis em http://www.dsi.uminho.pt/disciplinas/LIGIA.

Inscrição nos turnos práticos e constituição dos grupos de projecto.

Adquirir bibliografia: comprar livros recomendados e imprimir documentos de apoio à disciplina

Lançamento do projecto a realizar no tempo não presencial.

 

TP

P

SE

NP

 

 

 

 

 

 

01

(26 Set/     30 Set)

T

1

Conceitos e Definições

Conhecer a noção de inteligência, agente, conhecimento e inferência.

Conhecer a missão da área da Inteligência Artificial na perspectiva dos Agentes Inteligentes e qual o seu contributo para a resolução de problemas complexos e construção de Sistemas de Informação Inteligentes.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(2)(3)(4)

TP

1

Conceitos e Definições

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(2)(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Programação em Lógica de Predicados e Prolog

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

 

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

02

(03 Out / 07 Out)

T

1

Estrutura Geral de um Sistema Baseado em Conhecimento

Compreender como se estrutura, como funciona e que tipo de problemas resolve um Sistema Baseado em Conhecimento

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Estrutura Geral de um Sistema Baseado em Conhecimento – Funcionamento e exemplos

Compreender como se estrutura, como funciona e que tipo de problemas resolve um Sistema Baseado em Conhecimento

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Programação em Prolog

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

Legenda:               T – Sessão Teórica              TP – Sessão Teórico-Prática             P – Sessão Prática               SE – Seminário                     NP – Não Presencial

 

 

 

Semana/ Data

Sessão

Unidade Temática

Conteúdos

Objectivos

Actividades/Estratégias

Material de Apoio

Referências Bibliográficas

 

 

 

 

 

03

(10 Out /14 Out)

T

1

Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento

 

Conhecer o Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento

 

Conhecer o Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Regras de Produção

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

 

 

04

(17 Out/  21 Out)

T

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Abordagens Computacionais

Lógica de Predicados de Primeira Ordem e Programação em Lógica

Regras de Produção

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Abordagens Computacionais

Lógica de Predicados de Primeira Ordem e Programação em Lógica

Regras de Produção

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Regras de Produção

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

05

(24 Out/ 28 Out)

T

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Abordagens Computacionais

Lógica de Predicados de Primeira Ordem e Programação em Lógica

Regras de Produção

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Abordagens Computacionais

Lógica de Predicados de Primeira Ordem e Programação em Lógica

Regras de Produção

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Redes Semânticas e Frames

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 


 

Semana/ Data

Sessão

Unidade Temática

Conteúdos

Objectivos

Actividades/Estratégias

Material de Apoio

Referências Bibliográficas

 

 

 

 

 

06

(31 Out/     04 Nov)

T

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Redes Semânticas e Enquadramentos (Frames)

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Redes Semânticas e Enquadramentos (Frames)

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Redes Semânticas e Frames

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

 

 

07

( 07 Nov/ 11 Nov)

p>

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Redes Semânticas e Enquadramentos (Frames)

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Redes Semânticas e Enquadramentos (Frames)

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Procura num Espaço de Estados

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

08

(14 Nov/ 18 Nov)

T

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Orientado por Objectos

Padrões

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Orientado por Objectos

Padrões

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Procura num Espaço de Estados

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 


 

Semana/ Data

Sessão

Unidade Temática

Conteúdos

Objectivos

Actividades/Estratégias

Material de Apoio

Referências Bibliográficas

 

 

 

 

 

09

( 21 Nov/     25 Nov)

T

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Grafos

Linguagem Natural: Grafos Conceptuais e Scripts (Guiões)

 

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Grafos

Linguagem Natural: Grafos Conceptuais e Scripts (Guiões)

 

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Programação Orientada por Padrões

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

 

 

10

(28 Nov/     02 Dez)

T

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Raciocínio Baseado em Casos

Sistemas Conexionistas

Sistemas Biológicos

Incerteza e Informação Incompleta

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

1

Representação de Conhecimento e Inferência

Raciocínio Baseado em Casos

Sistemas Conexionistas

Sistemas Biológicos

Incerteza e Informação Incompleta

Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e raciocínio.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Programação Orientada por Padrões

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 

 

 

 

 

11

(05 Dez/ 09 Dez)

T

2

Ferramentas de Suporte à Construção de Sistemas Baseados em Conhecimento

Conhecer, Utilizar e Avaliar ferramentas de suporte à construção de Sistemas Baseados em Conhecimento;

Aplicar estas ferramentas na resolução de problemas.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

2

Ferramentas de Suporte à Construção de Sistemas Baseados em Conhecimento

Exemplos

Conhecer, Utilizar e Avaliar ferramentas de suporte à construção de Sistemas Baseados em Conhecimento;

Aplicar estas ferramentas na resolução de problemas.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Grafos Conceptuais e Guiões

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 


 

Semana/ Data

Sessão

Unidade Temática

Conteúdos

Objectivos

Actividades/Estratégias

Material de Apoio

Referências Bibliográficas

 

 

 

 

 

12

(12 Dez/     16 Dez)

T

2

Processo de Aquisição de Conhecimento

Conhecer as várias etapas do processo de aquisição de conhecimento e linguagens  disponíveis no contexto da Engenharia do Conhecimento.

 

Método expositivo, sendo complementadas com o método activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas.

 

Slides do Docente

(3)(4)

TP

2

Linguagens Utilizadas no Processo de Aquisição

Técnicas de Aquisição de Conhecimento

 

Conhecer as várias etapas do processo de aquisição de conhecimento e linguagens  disponíveis no contexto da Engenharia do Conhecimento.

 

Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos e casos).

 

Slides do Docente

(3)(4)

P

1

Exercícios sobre Grafos Conceptuais e Guiões

Utilizar a linguagem de programação em lógica Prolog para desenvolver pequenos programas, construir bases de conhecimento, e implementar sistemas de inferência simples.

Resolução dos exercícios propostos.

 

Guião das aulas práticas.

(1)(5)

SE

 

 

 

 

 

 

NP

Estudar o material indicado e resolução dos exercícios sugeridos na aula prática como forma de consolidação de conhecimento. Dissipação de dúvidas juntamente com o docente no horário de atendimento. Preparação da matéria para as aulas subsequentes.

Resolução do Projecto.

 

 


4. Estratégias de Ensino/Aprendizagem

§         As aulas teóricas e teórico-práticas são essencialmente expositivas, com intervenção dos alunos ao nível da execução de tarefas (método activo).

 

§         Nas aulas práticas, os alunos resolverão situações práticas descritas e guiadas pelas folhas de exercício, com acompanhamento do docente na sala.

 

5. Trabalhos Práticos

Projecto realizado em grupo fora do tempo presencial cujo objectivo é o de levar os alunos a aplicarem uma shell de sistema pericial a um problema concreto envolvendo as fases dos métodos associados à engenharia do conhecimento.

 

Data de início: última semana de Setembro de 2005

Data de entrega: 16 de Dezembro de 2005

 

6. Método de Avaliação

Presença obrigatória a pelo menos 2/3 das aulas práticas.

Realização de um exame com média (NT) superior ou igual a 9.5 valores.

Realização de um projecto em grupo de 3 ou 4 elementos no máximo cuja nota média é de NP.

A nota final à disciplina é dada pela expressão: Nota Final = 25% NP + 75% NT.

 

7. Referências Bibliográficas

 

 

§               Principais:

(1) Bratko, Ivan,  Prolog – Programming for Aritficial Intelligence, Longman, 2000.   

 

(2) Stuart Russel, Peter Norvig, Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice Hall, 1995

Obs. Para os alunos com uldades relativamente à língua inglesa, sugere-se uma obra alternativa: [Costa e Simões, 2004] que aborda quase os mesmos aspectos de uma forma idêntica.

 

(3) Rezende, Solange A., Sistemas Inteligentes Fundamentos e Aplicações – RECOP-IA – Rede Cooperativa de Pesquisa em Inteligência Artificial, Editora Manole Ltda, Brasil, 2003.

 

§               Adicionais:

(4) Colecção de slides do docente utilizados nas aulas T e TP disponíveis no site da disciplina.

 (5) Sebenta de exercícios disponibilizada no site da disciplina.

 

 

 

 


MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO

Volume 1 

 


SUMÁRIOS DAS AULAS

 

 


PAUTAS DE AVALIAÇÃO

 


SOFTWARE

 


RECURSOS WEB

 


ENUNCIADOS DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO

PROVAS ANTERIORES

 


ENUNCIADOS DOS PROJECTOS

Projecto IA