INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1
DOSSIER 2005/2006
DATA DE ACTUALIZAÇÃO 29-12-2005
Manuel
ÍNDICE
Apresentação e Organização da Disciplina
Enunciados das Provas de Avaliação
APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA
Licenciatura
Disciplina |
Ano |
Regime |
Horas/Semana (T-TP- SE -P) |
Inteligência Artificial |
4 |
Semestral - 1 |
2-1-0-2 |
Equipa Docente |
Sessões |
Horário das Aulas |
Horário de Atendimento |
Manuel Filipe Santos |
T |
Quarta-Feira,
11-13 |
Terça-feira,
11-12 Sexta-feira,
9-10 Sexta-feira,
14-18 |
Manuel Filipe Santos |
TP |
Sexta-feira,
10-11 |
|
Manuel Filipe Santos |
P |
Terça-feira, 14-16 Terça-feira, 16-18 Quarta-feira, 9-11 Sexta-feira, 11-13 |
|
|
SE |
|
|
1.
Apresentação da Disciplina |
|
2. Objectivos da Disciplina |
Pretende-se que a disciplina possibilite ao aluno: §
Conhecer a noção de inteligência, agente, conhecimento e inferência. §
Conhecer a missão da área da Inteligência Artificial na perspectiva
dos Agentes Inteligentes e qual o seu contributo para a resolução de
problemas complexos e construção de Sistemas de Informação Inteligentes. §
Compreender como se estrutura, como funciona e que tipo de problemas
resolve um Sistema Baseado em Conhecimento. §
Conhecer o Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em
Conhecimento. §
Distinguir e Aplicar formas de representação de conhecimento e
raciocínio. §
Utilizar a linguagem de programação §
Conhecer as várias etapas do processo de aquisição de conhecimento e
linguagens disponíveis no contexto da
Engenharia do Conhecimento. §
Compreender, Distinguir e Utilizar técnicas de aquisição de
conhecimento semi-automáticas como forma de extrair conhecimento a partir das
bases de dados. §
Conhecer, Utilizar e Avaliar ferramentas de suporte à construção de
Sistemas Baseados em Conhecimento; §
Aplicar estas ferramentas na resolução de problemas. §
Elaborar relatórios técnicos. |
3. Conteúdos Programáticos |
Programa Resumido: Parte
1 – Sistemas Baseados em Conhecimento A – Conceitos e Definições A.1 Inteligência Artificial A.2 Noções Sobre Conhecimento A.3 Sistemas Inteligentes A.4 Sistemas Baseados em Conhecimento A.5 Sistemas Periciais A.6 Sistemas de Apoio à Decisão A.7 Sistemas Baseados em Agentes B – Estrutura Geral de um Sistema Baseado em Conhecimento B.1 Núcleo do Sistema B.2 Base de Conhecimento B.3 Memória de Trabalho B.4 Base de Dados B.5 Interface C – Processo de Desenvolvimento de Sistemas Baseados em
Conhecimento C.1 Planeamento C.2 Aquisição de Conhecimento C.3 Implementação do Sistema Baseado em Conhecimento C.4 Validação e Refinamento do Sistema Baseado em Conhecimento D – Representação de Conhecimento e Inferência D.1 Abordagens Computacionais D.2 – Lógica de Predicados de Primeira Ordem e Programação
em Lógica D.3 Regras de Produção D.4 Redes Semânticas e Enquadramentos (Frames) D.5 Orientado por Objectos D.6 Padrões D.7 Grafos D.8 Linguagem Natural: Grafos Conceptuais e Scripts
(Guiões) D.9 Raciocínio Baseado em Casos D.10 Sistemas Conexionistas D.11 Sistemas Biológicos D.12 Incerteza e Informação Incompleta E – Ferramentas de Suporte à Construção de Sistemas Baseados
em Conhecimento E.1 Ferramentas de Apoio E.2 Shells de Sistemas Periciais E.3 Outros Sistemas Parte 2 –
Engenharia do Conhecimento A – Processo de Aquisição de Conhecimento A.1 Identificação A.2 Conceptualização A.3 Formalização A.4 Implementação A.5 Teste A.6 Manutenção B – Linguagens Utilizadas no Processo de Aquisição B.1 Linguagem Natural B.2 Linguagens Diagramáticas B.3 Linguagens Semiformais B.4 Linguagens Formais B.5 Linguagens de Programação C – Técnicas de Aquisição de Conhecimento C.1 Manuais: C.2 Semi-automáticas Baseadas C.3 Semi-automáticas Baseadas C.4 Semi-automáticas Baseadas na Descoberta/Extracção de
Conhecimento e Data Mining |
Plano
Semanal da Disciplina |
Semana/
Data |
Sessão |
Unidade
Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material
de Apoio |
Referências
Bibliográficas |
00 (19 Set / 23 Set) |
T |
Semana de Apresentação Estudar planeamento
da disciplina. Reunir documentação e
bibliografia de apoio à disciplina, disponíveis em
http://www.dsi.uminho.pt/disciplinas/LIGIA. Inscrição nos turnos
práticos e constituição dos grupos de projecto. Adquirir
bibliografia: comprar livros recomendados e imprimir documentos de apoio à
disciplina Lançamento do
projecto a realizar no tempo não presencial. |
|||||
TP |
|||||||
P |
|||||||
SE |
|||||||
NP |
|||||||
01 (26 Set/ 30 Set) |
T |
1 |
Conceitos e Definições |
Conhecer a noção de inteligência,
agente, conhecimento e inferência. Conhecer a missão da área da
Inteligência Artificial na perspectiva dos Agentes Inteligentes e qual o seu
contributo para a resolução de problemas complexos e construção de Sistemas
de Informação Inteligentes. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(2)(3)(4) |
TP |
1 |
Conceitos e Definições |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(2)(3)(4) |
||
P |
1 |
Exercícios sobre Programação em
Lógica de Predicados e Prolog |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
02 (03 Out / 07 Out) |
T |
1 |
Estrutura Geral de um Sistema
Baseado em Conhecimento |
Compreender como se estrutura,
como funciona e que tipo de problemas resolve um Sistema Baseado em
Conhecimento |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Estrutura Geral de um Sistema
Baseado em Conhecimento – Funcionamento e exemplos |
Compreender como se estrutura,
como funciona e que tipo de problemas resolve um Sistema Baseado em
Conhecimento |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Programação em
Prolog |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
Legenda: T – Sessão Teórica TP – Sessão Teórico-Prática P
– Sessão Prática SE – Seminário
NP – Não
Presencial
Semana/
Data |
Sessão |
Unidade
Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material
de Apoio |
Referências
Bibliográficas |
03 (10
Out /14 Out) |
T |
1 |
Processo de Desenvolvimento de
Sistemas Baseados em Conhecimento |
Conhecer o Processo de Desenvolvimento
de Sistemas Baseados em Conhecimento. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Processo de Desenvolvimento de
Sistemas Baseados em Conhecimento |
Conhecer o Processo de
Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Regras de
Produção |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
04 (17
Out/ 21 Out) |
T |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Abordagens Computacionais Lógica de Predicados de Primeira Ordem
e Programação em Lógica Regras de Produção |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Abordagens Computacionais Lógica de Predicados de Primeira
Ordem e Programação em Lógica Regras de Produção |
Distinguir e Aplicar formas de representação
de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Regras de
Produção |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
05 (24
Out/ 28 Out) |
T |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Abordagens Computacionais Lógica de Predicados de Primeira
Ordem e Programação em Lógica Regras de Produção |
Distinguir e Aplicar formas de representação
de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e Inferência Abordagens Computacionais Lógica de Predicados de Primeira
Ordem e Programação em Lógica Regras de Produção |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos
e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Redes
Semânticas e Frames |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
Semana/
Data |
Sessão |
Unidade
Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material
de Apoio |
Referências
Bibliográficas |
06 (31
Out/ 04 Nov) |
T |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Redes Semânticas e Enquadramentos
(Frames) |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Redes Semânticas e Enquadramentos
(Frames) |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Redes
Semânticas e Frames |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
07 (
07 Nov/ 11 Nov) |
p> |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Redes Semânticas e Enquadramentos
(Frames) |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Redes Semânticas e Enquadramentos
(Frames) |
Distinguir e Aplicar formas de representação
de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Procura num
Espaço de Estados |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
08 (14
Nov/ 18 Nov) |
T |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Orientado por Objectos Padrões |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método activo,
no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Orientado por Objectos Padrões |
Distinguir e Aplicar formas de representação
de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Procura num
Espaço de Estados |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
Semana/
Data |
Sessão |
Unidade
Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material
de Apoio |
Referências
Bibliográficas |
09 (
21 Nov/ 25 Nov) |
T |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Grafos Linguagem Natural: Grafos
Conceptuais e Scripts (Guiões) |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Grafos Linguagem Natural: Grafos
Conceptuais e Scripts (Guiões) |
Distinguir e Aplicar formas de representação
de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Programação
Orientada por Padrões |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
10 (28
Nov/ 02 Dez) |
T |
1 |
Representação de Conhecimento e
Inferência Raciocínio Baseado em Casos Sistemas Conexionistas Sistemas Biológicos Incerteza e Informação Incompleta |
Distinguir e Aplicar formas de representação
de conhecimento e raciocínio. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
1 |
Representação de Conhecimento e Inferência Raciocínio Baseado em Casos Sistemas Conexionistas Sistemas Biológicos Incerteza e Informação Incompleta |
Distinguir e Aplicar formas de
representação de conhecimento e raciocínio. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de exemplos
e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Programação
Orientada por Padrões |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
|||||
11 (05
Dez/ 09 Dez) |
T |
2 |
Ferramentas de Suporte à
Construção de Sistemas Baseados em Conhecimento |
Conhecer, Utilizar e Avaliar
ferramentas de suporte à construção de Sistemas Baseados em Conhecimento; Aplicar estas ferramentas na
resolução de problemas. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
2 |
Ferramentas de Suporte à
Construção de Sistemas Baseados em Conhecimento Exemplos |
Conhecer, Utilizar e Avaliar
ferramentas de suporte à construção de Sistemas Baseados em Conhecimento; Aplicar estas ferramentas na
resolução de problemas. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Grafos
Conceptuais e Guiões |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
Semana/
Data |
Sessão |
Unidade
Temática |
Conteúdos |
Objectivos |
Actividades/Estratégias |
Material
de Apoio |
Referências
Bibliográficas |
12 (12
Dez/ 16 Dez) |
T |
2 |
Processo de Aquisição de
Conhecimento |
Conhecer as várias etapas do
processo de aquisição de conhecimento e linguagens disponíveis no contexto da Engenharia do
Conhecimento. |
Método expositivo, sendo complementadas com o método
activo, no qual os alunos serão envolvidos na execução de diversas tarefas. |
Slides do Docente |
(3)(4) |
TP |
2 |
Linguagens Utilizadas no Processo
de Aquisição Técnicas de Aquisição de
Conhecimento |
Conhecer as várias etapas do processo
de aquisição de conhecimento e linguagens
disponíveis no contexto da Engenharia do Conhecimento. |
Método activo (envolvimento dos alunos, no estudo de
exemplos e casos). |
Slides do Docente |
(3)(4) |
|
P |
1 |
Exercícios sobre Grafos Conceptuais
e Guiões |
Utilizar a linguagem de programação
|
Resolução dos exercícios propostos. |
Guião das aulas práticas. |
(1)(5) |
|
SE |
|
|
|
|
|
|
|
NP |
Estudar o mater Resolução do Projecto. |
|
4.
Estratégias de Ensino/Aprendizagem |
§
As aulas teór §
Nas aulas prát |
5. Trabalhos Práticos |
Projecto realizado em grupo fora do tempo presencial cujo
objectivo é o de levar os alunos a aplicarem uma shell de sistema pericial a
um problema concreto envolvendo as fases dos métodos associados à engenharia
do conhecimento. Data de início: última semana de Setembro de 2005 Data de entrega: 16 de Dezembro de 2005 |
6. Método de Avaliação |
Presença
obr Real Real A nota f |
7. Referências Bibliográficas |
§
Principais: (1)
Bratko, Ivan, Prolog – Programming for
Aritficial Intelligence, Longman, 2000. (2) Stuart
Russel, Peter Norvig, Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice
Hall, 1995 Obs. Para os alunos com uldades relativamente à
língua inglesa, sugere-se uma obra alternativa: [Costa e Simões, 2004] que
aborda quase os mesmos aspectos de uma forma idêntica. (3) Rezende, Solange A., Sistemas Inteligentes Fundamentos
e Aplicações – RECOP-IA – Rede Cooperativa de Pesquisa §
Adicionais: (4) Colecção de sl (5) Sebenta de
exercícios disponibilizada no site da disciplina. |
ENUNCIADOS DAS PROVAS DE
AVALIAÇÃO